top of page

Sustentabilidade em pauta: Hotéis RIO e Acir realizam 19º Fórum de Meio Ambiente. (29/03)


Debate será sobre a despoluição do sistema lagunar da Zona Oeste.


O HotéisRIO, em parceria com a ACIR (Associação Comercial e Industrial da Região do Recreio e Vargens), realiza, no dia 29 de março, das 10h às 12h, o XIX Fórum de Meio Ambiente 2023. O evento dá continuidade e aprofunda o debate sobre a temática abordada na primeira edição, que debateu a “Revitalização do Sistema Lagunar da Barra da Tijuca, Recreio e Jacarepaguá”, com foco no desenvolvimento econômico da região. O fórum acontecerá no Centro de Convenções do hotel eSuites (Av. das Américas, 19.021).


Para o presidente das duas entidades, Alfredo Lopes, o fórum exerce um papel estratégico porque provoca a participação da sociedade civil na tentativa de identificar soluções quanto às questões de impacto ambiental. “Nosso objetivo é que os debates surgidos sejam alavancas propulsores de análises, estudos, ações e, principalmente, soluções sinérgicas e sustentáveis”.


Após a última edição, o fórum encaminhou um ofício às autoridades com ações para incrementar o processo de despoluição das lagoas, como a fiscalização da ligação permanente das ETEs dos condomínios com a rede coletora; verificação e demolição das construções irregulares existentes nas unidades de conservação e áreas de preservação permanentes; regularização do transporte viário e aplicação de projetos com remediações ambientais como processos de dragagem, utilização de jardins filtrantes e aplicação de energia limpa.


“A região é um dos principais locais de desenvolvimento da cidade. A despoluição dos canais da região aponta caminhos para potencializar a recuperação e a utilização responsável do meio ambiente. Nossa meta é garantir que o crescimento aconteça de forma planejada e sustentável”, afirma Alfredo Lopes.

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes , Vargem Grande e adjacências - RJ 
 
jornal@tipocarioca.com.br. Instagram: @tipocarioca  Tel: 55 (21) 2490-0328 / 21 968183199
bottom of page