top of page

Sinergia Educação presente à Rio Innovation Week


foto: Lucas Fontes


Espelho interativo, expedição da National Geographic, imersão em um castelo medieval de Inglês, ilhas com mini-jogos e um telefone que reconhece a grafia dos alunos serão as atrações do estande do Grupo Sinergia Educação na terceira edição da Rio Innovation Week, o maior encontro de tecnologia, inovação e negócios da América Latina. O evento acontece no Pier Mauá, de 3 a 6 de outubro, e o Sinergia, do qual fazem parte o CEL Intercultural School e o Colégio Franco, é o único grupo educacional, de escola básica, presente ao evento. E a diretora acadêmica do grupo, Lucimar Motta, será uma das palestrantes, apresentando o tema 'Educação e Tecnologia' nos dia 3, às 19h, e no dia 6, às 15h.


- O Centro de Pesquisa e Inovação Educacional da OCDE publicou, recentemente, o livro "A educação está perdendo a corrida com a tecnologia?". Nessa publicação, foram apresentados os resultados de testes de literacia e numeracia do PIAAC (Programa para Avaliação Internacional de Competências de Adultos), realizados pela IA. A partir dos resultados, especialistas apontam que, em 2026, a IA superará mais de 80% dos adultos da população humana mundial na realização desses testes - aponta Lucimar, que é bióloga e professora, doutora em Biofísica pela (UFRJ) e pela University of Georgia (EUA), além de especialista em Educação Especial e Inclusiva e em Gestão Escolar.


Segundo a diretora do Grupo Sinergia, os resultados dessa pesquisa trazem implicações importantes para a educação e para o mundo do trabalho. Olhando para a dimensão dessas questões, pode parecer que o caminho natural a seguir na escola seja a rápida introdução da tecnologia no cotidiano dos estudantes.


- Afinal, as profissões do futuro exigirão mão de obra qualificada. Mas estudantes e professores estão preparados para essa superexposição? - questiona Lucimar, acrescentando que dados mostram que os adolescentes já passam cerca de 44% do seu tempo de vigília utilizando telas para entretenimento, principalmente nas redes sociais.


A diretora acadêmica do Grupo Sinergia também observa que a taxa de crimes virtuais praticados por crianças e adolescentes ou que têm estes como vítimas cresce na ordem das centenas de vezes. Professores precisam aderir a recursos tecnológicos que mudam a todo instante e para os quais muitas vezes não são treinados, elevando as taxas de burnout nos docentes, acrescenta.


- Vemos a disseminação da tecnologia no espaço escolar, mas não nos parece que os benefícios estão superando os prejuízos. Será que nós, professores, estamos mesmo perdendo a corrida? Será que a solução está em banir os dispositivos digitais da escola ou há caminhos possíveis para uma convivência frutífera? Na Rio Innovation Week, refletiremos sobre essas e outras questões acerca do papel da Tecnologia e da Inovação na construção de uma Educação Relevante para a sociedade do século 21 - acrescenta Lucimar.


Além do CEL e do Franco, fazem parte do Sinergia Educação o Portal Coletivamente, a plataforma de reforço escolar Simplifica Sim e o Instituto Gourmet de São Conrado.

Principais palestrantes


Na Rio Innovation Week também estarão como palestrantes nomes como Xuxa, Kondzilla, Luciano Huck, Clara Moneke e Monique Evelle. Já entre as atrações internacionais, o Pier Mauá vai receber Marc Randolph, co-fundador e primeiro CEO da Netflix, o teórico político Achille Mbembe e Alex Osterwalder, idealizador do “Business Model Canvas”.


Numa área de 50 mil metros quadrados, a Rio Innovation Week vai promover 27 conferências e mais de 1700 palestras. O público estimado é de 125 mil pessoas.


Rio Innovation Week

Horário: Das 10h às 21h

Dias: De 3 a 6 de outubro

Ingresso: R$ 250 (diário) R$ 600 (os quatro dias de evento)

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes , Vargem Grande e adjacências - RJ 
 
jornal@tipocarioca.com.br. Instagram: @tipocarioca  Tel: 55 (21) 2490-0328 / 21 968183199
bottom of page