
A Orquestra e Coro Nova Sinfonia (OCNS) vai se apresentar no próximo domingo, dia 21, às 11h, no Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca. O grupo é formado por 41 alunos que se destacaram no projeto social Escola de Música e Cidadania, criado pela Agência do Bem para promover a inclusão social de crianças e jovens de baixa renda por meio da música.
Para o primeiro concerto do ano, a orquestra escolheu o tema “Clássicos dos clássicos”. O repertório inclui músicas como Balaio, de Heitor Villa-Lobos, Jesus a Alegria dos Homens, de Bach, Ave Verum Corpus, de Mozart, e Valsa nº 2, de Dmitri Shostakovich. Segundo o maestro, Vitor Damiani, além do contato com os compositores clássicos, a participação dos jovens na OCNS desenvolve também a capacidade de trabalhar em equipe e de utilizar a música para se expressarem.
“A orquestra permite que eles aprimorem ainda mais as habilidades musicais para que, caso queiram, se tornem músicos profissionais. Certamente, a maior satisfação como maestro é poder ser colega de trabalho de ex-integrantes do grupo, de pessoas que se desenvolveram, se profissionalizaram e, hoje, vivem da música”, revela Damiani.
Para Maria Clara Lima, que integra o grupo desde o ano passado, começar a se apresentar no palco foi uma mudança repentina, mas agradável. “Hoje, eu me vejo mais independente e preparada para aprender músicas difíceis. Fico feliz por fazer parte de um projeto tão incrível”, conta.
Outra aluna que teve a vida transformada pela orquestra é Júlia Mendonça. Segundo ela, que se sente cada vez mais acolhida, o grupo se tornou “uma grande família”. “Eu era muito tímida, e a OCNS me ajudou a pedir ajuda quando precisasse para aprender as músicas. Também nunca tinha me apresentado em um palco e foi uma experiência incrível, me senti super segura com a ajuda de todos”, expressa Julia.
Para integrar a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, os alunos da Escola de Música e Cidadania passam, anualmente, por um processo de audição. Os selecionados têm a oportunidade de se apresentarem em grandes palcos e em locais públicos renomados. O grupo tem em seu histórico de concertos apresentações em lugares como o Cristo Redentor, o L'Olympia Hall, em Paris, o Maracanã e o MASP. Além disso, cada jovem da orquestra passa a receber apoio financeiro mensal.
A Orquestra e Coro Nova Sinfonia também realizará uma segunda apresentação no dia 28 de maio, no mesmo local e horário. Os eventos são abertos ao público e tem entrada gratuita.
Serviço:
Concerto da Orquestra e Coro Nova Sinfonia Datas: 21 e 28 de maio Local: Teatro dos Grandes Atores (Av. das Américas, 3555 - Barra da Tijuca) Horário: 11h Entrada gratuita