O idoso e a prática de exercícios físicos para a manutenção da capacidade funcional

Atualizado: 1 de Set de 2018

O envelhecimento é um processo natural, dinâmico e irreversível, no qual ocorrem modificações morfológicas e fisiológicas em todos os níveis do organismo. Essas modificações podem influenciar e comprometer a autonomia funcional do idoso, tornando-o cada vez mais dependente na prática das atividades de vida diária (AVDs).

O objetivo desta matéria é evidenciar os benefícios das atividades físicas para a melhoria da capacidade funcional dos idosos, bem como os impactos sociais envolvidos no envelhecimento da população.

No Brasil, de acordo com o IBGE, a população idosa, abrangendo qualquer pessoa com 65 anos ou mais, está projetada para 51,26 milhões e ultrapassando os 58 milhões em 2060, o que eleva a população idosa para 26% em 2060. O gráfico mostra o crescimento populacional dos grupos etários no Brasil entre 2000 e 2060, de acordo com dados do IBGE (2013).



Pensando nesta população especifica, desenvolvi uma metodologia de exercícios voltados aos idosos, o WellnessBR. Atuando a mais de 10 anos neste segmento, o WellnessBR se especializou de forma pioneira na área de Exercícios Físicos para Idosos, trabalhando com expertise e no conceito Americano de Anti-Aging.

Para excelência nos resultados, alguns questionamentos foram necessários...

O que? - Promover a saúde no Adulto +55 e prolongar a Vida Produtiva do Idoso.

Por quê? - o adulto +55 não é uma barreira que representa o fim da vida, mas uma oportunidade de viver a vida com mais sabedoria.

Onde? - Proporcionar aos idosos a independência com longevidade, disposição para as atividades diárias e vitalidade para novas conquistas.

Como? - programa de atividades físicas específicas para +55 adulto. Respeitando a limitação de cada um.


• Objetivo

O objetivo do WellnessBR é “Vida sem Limitações”, por isso trabalhamos na importância da Atividade Física para o processo de envelhecimento saudável. Mostrar aos idosos a importância e a eficácia de se manter a atitude funcional na prevenção e redução de doenças como, por exemplo, diabetes, osteoporose e hipertensão, além de poder viver de forma mais autônoma.

A aplicação da metodologia WellnessBR trará consigo:

• Saúde

Uma meta para os profissionais de saúde é aumentar a atividade física e exercitar a prospecção da vida. Outros efeitos colaterais positivos são melhores noites de sono, crescimento, saúde e disposição para atividades cotidianas.

• Anti-envelhecimento

A atividade física é muito eficaz no Anti-Aging. Isso melhora, tônus ​​muscular, estimulação da circulação sanguínea, controle e fortalecimento do sistema respiratório. Tão rápido que você começa, tão rápido você percebe os resultados.

• Mobilidade

Recentemente, estudos mostram que a prática de atividade física é uma estratégia de segurança, na prevenção de quedas e até na redução dos impactos causados ​​por elas. A atividade física, juntamente com outras medidas gerais de saúde, tornou-se crucial para minimizar os efeitos do envelhecimento.

As morbidades associadas e seus custos representam um importante problema de saúde pública para os idosos e suas famílias. Por isso devemos conscientizar a sociedade de uma forma geral o quanto é importante a prática regular e orientada de exercícios.

Um fato verdadeiro é que o trabalho em atividades físicas do WellnessBr, contribui para que os Idosos se tornem pessoas com capacidade de consumo e produção; economicamente ativos, e não como um "fardo" para a sociedade como um todo.


Bruno Munhoz Professor de  Educação Física, graduado desde 2005 pela UNI-BH. Proprietário da WellnessBR


0 visualização
Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande - RJ    jornal@tipocarioca.com.br   Tel: 55 (21) 2490-0328 / 99124-0185