
Um dos maiores festivais de cultura digital do país, o HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura.
A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes e terá corrida de drones, exposições imersivas, realidade virtual com obras de arte, jogos interativos, oficinas criativas e tecnológicas e um dia de conferência sobre inteligência artificial só com palestrantes mulheres.
DE UM LADO, OBRAS DE VAN GOGH EM REALIDADE VIRTUAL, UMA INSTALAÇÃO
IMERSIVA COM UM TÚNEL DE TELAS SOBRE AS MILHARES DE INFORMAÇÕES QUE
RECEBEMOS A CADA DIA, UMA EXPOSIÇÃO NOSTÁLGICA SOBRE A EVOLUÇÃO DA
TECNOLOGIA COM JOGO INTERATIVO E UMA JORNADA SENSORIAL SOBRE A CULTURA
CIBERNÉTICA. DE OUTRO, CORRIDAS DE DRONES, UMA PAREDE DE ESCALADA QUE
SIMULA UMA PLACA MÃE DE COMPUTADOR, CONSTRUÍDA COM BASE NA FOTOGRAFIA
“DEUSA DA NET”, PROJETOS E EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS DE ARTES
VISUAIS QUE PERMEIAM TEMAS COMO METAVERSO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL,
ARTE DIGITAL E SUSTENTABILIDADE.
DE VOLTA À CIDADE DAS ARTES, NO RIO, O HACKTUDO, UM DOS MAIORES
FESTIVAIS DE CULTURA DIGITAL DO BRASIL, CHEGA À SÉTIMA EDIÇÃO
REPLETO DE NOVIDADES E ATRAÇÕES QUE MESCLAM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO,
EMPREENDEDORISMO, INTERATIVIDADE E MUITA DIVERSÃO. AS ATIVIDADES,
PRESENCIAIS E GRATUITAS, PROMETEM ENTRETER O PÚBLICO DE TODAS AS
IDADES, ENTRE OS DIAS 26 E 29 DE OUTUBRO, PROPORCIONANDO TAMBÉM UMA
AMPLA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA E AO ENTRETENIMENTO.
IDEALIZADO PELA ARAUCÁRIA AGÊNCIA CULTURAL, COM DIREÇÃO E CURADORIA
DE MIGUEL COLKER, O FESTIVAL PROMOVE A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE
CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, DESPERTANDO O INTERESSE PARA O MUNDO
TECNOLÓGICO DE FORMA LÚDICA E INFORMATIVA. O EVENTO APRESENTA DIVERSAS
ATRAÇÕES QUE FASCINAM E DÃO NOME AOS ESPAÇOS DIFERENCIADOS. NO
HACKDRONES ACONTECEM AS CORRIDAS DE DRONES; NO HACKMAKER ESTÃO AS
INVENÇÕES ARTÍSTICAS DA CULTURA MAKER E NO HACKLAB, HÁ UM
LABORATÓRIO DE OFICINAS CRIATIVAS. JÁ NO HACKGO SÃO REALIZADAS AS
ATIVIDADES PARTICIPATIVAS DE REALIDADE AUMENTADA; NA HACKEXPO ESTÃO AS
EXPOSIÇÕES INTERATIVAS E INSTALAÇÕES IMERSIVAS E NO HACKDELAS, AS
ATIVIDADES SÃO DEDICADAS ÀS MULHERES, CADA VEZ MAIS PRESENTES NO
FESTIVAL E NO MERCADO DIGITAL.
“NOSSO OBJETIVO É MOSTRAR COMO A TECNOLOGIA ESTÁ ALIADA À CULTURA E
VICE-VERSA. O PÚBLICO ESTÁ MAIS ABERTO E CONECTADO ÀS MUDANÇAS
DIGITAIS QUE ESTÃO ACONTECENDO. QUEREMOS QUE TODOS TENHAM ESSE ACESSO
À TECNOLOGIA E AO CONHECIMENTO, COM OPORTUNIDADES DE VIVENCIAREM O
VIRTUAL COM A ARTE E, POR ISSO, FAZEMOS UM FESTIVAL GRATUITO E
DIVERSIFICADO”, AFIRMA MIGUEL COLKER.
PARA ESTA EDIÇÃO, ENTRE AS NOVIDADES, O EXECUTIVO E PRODUTOR CULTURAL
DECIDIU LEVAR OS QUADROS “QUARTO EM ARLES”,”CAMPO DE TRIGO SOB UM
CÉU TEMPESTUOSO”, "TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE", “ E "NOITE
ESTRELADA" DO PINTOR IMPRESSIONISTA VINCENT VAN GOGH, PARA A REALIDADE
VIRTUAL, PARA QUE O PÚBLICO PUDESSE “ENTRAR” NAS OBRAS E EXPLORAR
CADA DETALHE. “TRAREMOS TAMBÉM UMA PAREDE DE ESCALADA DE OITO METROS
DE ALTURA, QUE SIMULA UMA PLACA MÃE DE COMPUTADOR. A ATRAÇÃO FOI
CONSTRUÍDA COM BASE NA IMAGEM “DEUSA DA NET”, DE AUTORIA DO MEU PAI
(O FOTÓGRAFO CAFI), E CONVIDA OS VISITANTES A CONFERIR A EXPOSIÇÃO
ADJACENTE QUE REÚNE DADOS E IMAGENS SOBRE ARTE E SUSTENTABILIDADE”,
CONTA. O FESTIVAL TAMBÉM FAZ UM UPGRADE NAS ATRAÇÕES HACKDRONES, COM
UM CIRCUITO DIFERENCIADO E CHEIO DE NOVOS OBSTÁCULOS PARA AS CORRIDAS
DE DRONES E OFICINAS PARA QUEM QUISER APRENDER A PILOTAR, E HACKGO, COM
REALIDADE AUMENTADA, CAÇA AO TESOURO, DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES E
OFICINAS TECNOLÓGICAS.
OUTRA NOVIDADE DA EDIÇÃO 2023 DO FESTIVAL É A REALIZAÇÃO DO
CONFERENCE, NO DIA 26 DE OUTUBRO, COM PAINÉIS E TALKS INÉDITOS
PROTAGONIZADOS APENAS POR PROFISSIONAIS MULHERES RENOMADAS DO MERCADO DE
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. INTITULADA “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, UM
LABIRINTO DE POSSIBILIDADES”, A CONFERÊNCIA ABORDA O TEMA QUE VEM A
SER UM DOS MAIS COMENTADOS DO MOMENTO E CONTA COM A PRESENÇA DE DORA
KAUFMAN, PROFESSORA NA PUC SP E ESPECIALISTA EM I.A.; CRIS BARTIS,
COFUNDADORA DA PLATAFORMA MAMILOS; TATIANE MOREIRA, ESPECIALISTA EM
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA PETROBRAS, CARINA AMEIJEIRAS, LÍDER DE
DATA & ANALYTICS NA AMAZON AWS; ANA CLÁUDIA VASCONCELOS, GERENTE DA
DIVISÃO DE MODELOS ANALÍTICOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DATAPREV;
TACIANA MELCOP, GERENTE SR. DE ENGENHARIA NA OLX; ALINE SREDNI, CHEFE DE
GABINETE DO CEO DO WHATSAPP NA META, ENTRE OUTRAS PROFISSIONAIS. A
CURADORIA É DO ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, BRUNO PARODI. OS
INGRESSOS PARA A CONFERÊNCIA PODEM SER ADQUIRIDOS NO WEBSITE DO
FESTIVAL: HACKTUDO.COM.BR/CONFERENCE. [1]
ALÉM DISSO, NO DIA 22 DE OUTUBRO, SERÃO ANUNCIADOS OS VENCEDORES OU AS
VENCEDORAS DA QUARTA EDIÇÃO DO HACKATHON OLX, MARATONA DE
PROGRAMAÇÃO E CONHECIMENTO INICIADA NO ÚLTIMO DIA 13, QUE REÚNE
ESTUDANTES DE TODO O BRASIL, DE CURSOS TÉCNICOS E DOS ENSINOS MÉDIO E
SUPERIOR, PARA O DESAFIO DE CRIAR UMA SOLUÇÃO INOVADORA E APLICÁVEL
PROPOSTA PELA OLX. AS LIVES DO HACKATHON PODEM SER CONFERIDAS NO CANAL
DO YOUTUBE DO FESTIVAL: WWW.YOUTUBE.COM/HACKTUDOFESTIVAL [2]
O HACKTUDO É REALIZADO PELA ARAUCÁRIA AGÊNCIA CULTURAL E APRESENTADO
PELO MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. TEM O PATROCÍNIO MASTER DA META, E
CONTA TAMBÉM COM O PATROCÍNIO DA PETROBRAS, MOSAICO, BNY MELLON,
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, BEMOBI, LEROY MERLIN, OLX, ESCOLA SUÍÇA
E, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE
JANEIRO. ALÉM DISSO, O FESTIVAL TEM APOIO DA DATAPREV, DOMINGUES E
PINHO CONTADORES, BRASAS, DELPHOS, PRILL TECNOLOGIA E MAPMA. E APOIO
INSTITUCIONAL DO WEWORK E CIDADE DAS ARTES.
Saiba mais sobre as principais atrações do HACKTUDO 2023:
HackExpo
Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com
diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade
Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e
Sustentabilidade. Entre elas estão:
Deusa da Net - Uma parede de escalada de oito metros de altura, que
comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma
imensa imagem da deusa, a Deusa da Net. O personagem foi criado para o
festival, inspirado nos mitos e super heróis, porém como uma deusa da
sustentabilidade, que faz uma reflexão sobre o descarte de lixo
eletrônico. E o público também poderá entrar numa experiência de
realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade.
Cérebro-Luz - A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior
inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao
público que deseja conferir por perto.
Excesso Digital - Um imenso túnel composto por mais de 150 televisores,
monitores e telas em geral será instalado no meio do festival, com uma
vídeo-instalação chamada de “Excesso” que traz a reflexão sobre
o intenso uso de telas ao qual vivemos no dia-a-dia.
Exposição Hack Nostalgia - Uma grande instalação formada por TVs
antigas, telas touchs, aparelhos celulares e cabines secretas apresentam
vídeos, textos e acervos sobre gadgets e eletrônicos importantes em
diferentes gerações que acabaram ficando obsoletos com o avanço
tecnológico, criando uma sensação de nostalgia.
Apocalípticos e integrados - Uma instalação interativa de painéis de
LED irá provocar a reflexão entre duas diferentes formas de olhar para
o papel da reformulação do futuro pela Inteligência Artificial: a
forma apocalíptica, que acredita no fim das sociedades, e a forma
integrada, que vê a I.A. como maneira de liberar o potencia humano de
maneiras inéditas em nossa vida.
Van Gogh - As obras “Quarto em Arles”,"Café noturno" e "Noite
estrelada" do pintor impressionista Vincent Van Gogh poderão ser
exploradas em realidade virtual, com tecnologias imersivas que permitem
que o público faça parte das pinturas e conheça detalhes das obras
que ganham vida em um mundo digital surpreendente.
Kuarup - Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários
em 3D, crianças e adultos poderão conferir a instalação que faz uso
da realidade virtual para transportar o público para a exposição
fotográfica imersiva que mostra o Kuarup, ritual milenar da Aldeia
Yawalipiti do Alto Xingu. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi,
na cerimônia em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro.
Pupila Dilatada - Coletivo de artistas digitais, que promovem
experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias,
gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir
obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais,
developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais,
de várias partes do Brasil.
HackDrones
A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço
na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins da
Cidade das Artes, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e
Ladders. O público poderá acompanhar da Esplanada a apresentação de
diversos pilotos participantes, entre eles os melhores do Brasil, que
exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Entre eles estão
Gabriel Puglielli (Pugli), de 13 anos, Marcelo Lee (OxiFPV), Gustavo
Antunes (Guga FPV), Márcio Rabello (Rebello FPV), Bruno Balboni
(Baldrone) e Paulo Rogério (TitooFPV). Para quem tem fascínio por
drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no
festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos
usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando
o circuito em primeira pessoa.
HACKGO
Atração que mistura realidade aumentada, caça ao tesouro,
distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. Com o sucesso da
atividade na edição passada, o festival fez um upgrade no HackGo,
integrando a programação, com workshops ministrados por colaboradores
da empresa Meta e por Bruno Ribeiro, AR creator. A dinâmica de caça ao
tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes
precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um
filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios
especiais. Confira as oficinas abaixo:
- Meta Blueprint: Usando uma mistura de criação offline com realidade
aumentada, neste workshop os participantes irão aprender a criar um
efeito visual único: uma máscara virtual em 3D que representa as suas
características. No final da sessão, os participantes terão criado um
filtro do Meta Spark totalmente exclusivo e personalizado, inspirado em
seus "superpoderes" que poderá ser compartilhado no Instagram ou
Facebook. O workshop é ministrado por Murilo Cagliari, Business
Education Trainer, e Pedro Leal, Meta Spart Trainer.
- Criando seu primeiro espaço no Metaverso com Spatial.io [3]: Nessa
oficina, os alunos terão a oportunidade de criar seu avatar
personalizado e seu primeiro espaço virtual com a plataforma Spatial.io
[3] compatível com celular, computador e óculos VR. A oficina é
ministrada por Bruno Ribeiro, AR creator, que desde 2019, trabalha de
forma independente para o crescimento da comunidade brasileira de
realidade aumentada, auxiliando os creators na primeira comunidade de
Meta Spark do Brasil. Também atua com educação em tecnologia e
realidade aumentada.
A programação com a forma de participação e horários das atividades
do HackGo pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br [4]
HackMaker
Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker,
assinado pela Leroy Merlin, apresenta invenções que misturam
impressão 3D, tecnologia e design, com criatividade e inovação para
que o público possa interagir com as obras artísticas do festival.
Nele estarão presentes o especialista em computação física, Mau
Jabur, expositor e consultor para interatividade e desenvolvimento de
instalações artísticas, exposições e produtos com automação e
instrumentação, e Vitor Moreira, inovador em educação e inventor das
ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, que beneficiam cerca
de 40 mil alunos no Brasil. Entre as atrações estão:
- Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares
Nokia, o jogo Snake é realizado com um joystick que reproduz o
clássico celular Nokia 3310.
-Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de
luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz
e avança. Para chegar primeiro ao final é necessária atividade
física, alto índice de atenção e pensamento rápido porque a luz
muda de cor de tempo em tempo.
-Guitarra Maker: Fabricação de um modelo de guitarra diferenciado a
partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela
condutividade elétrica.
-Pinball: Fliperama feito com uma tela de TV, um antigo monitor e um
computador combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas
como o corte a laser. É um resgate às lembranças de infância e
adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a
sensação.
-Genius: O famoso jogo da década de 80 ganha uma dimensão maior e a
brincadeira é feita usando os pés, com o participante tendo que usar
todos os sentidos, além da visão, para acertar a sequência de luzes
sugerida pelo jogo.
-GI Físico: Nesta experiência, os usuários podem girar uma manivela
para acionar a reprodução de um "filme", que na verdade é um registro
em vídeo das obras de autômatos criadas por Agnaldo Pinho. Esta fusão
de mecânica, eletrônica e arte proporciona uma experiência única.
-Pongão: É controlada pela posição do jogador em frente a uma mesa
de leds. É uma variação moderna e inovadora deste clássico jogo de
videogame. Nesta versão, a jogabilidade é aprimorada por meio de
sensores de movimento para criar uma experiência mais imersiva e
interativa.
-Grafite sonoro: A obra convida o público a captar sons com a
audição e, na sequência, fazer um desenho em cima da interferência
gráfica apresentada.
Será possível perceber que o efeito McGurk, na qual uma ilusão sonora
faz o cérebro mudar o som ouvido quando há mudança do estímulo
visual - mesmo que este som seja o mesmo.
Outra novidade é a apresentação dos sete projetos físicos e digitais
e de VR desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e professores
da Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição que tem a cultura
maker como um dos pilares de seu projeto pedagógico. As iniciativas,
cujas propostas contribuem para os desafios globais do desenvolvimento
sustentável, têm a interatividade, a inovação e a criatividade
aplicadas para ajudar a sociedade a enfrentar alguns dos problemas
sociais e ambientais da atualidade.
HackLab
Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova
geração, promovendo oficinas e atividades multidisciplinares que
conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo
digital e tecnológico. As oficinas e experiências são realizadas das
14h às 22h, na Sala de Leitura. A programação detalhada pode ser
conferida no website do festival: hacktudo.com.br/lab [5]
Corrida de Beebots: Uma corrida com robôs, com programação simples
realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças
pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de
forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento
algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos.
Ozostories: Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados
usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes
deverão contar uma história inserindo os comandos corretos para que o
personagem atravesse os cenários e chegue até o seu objetivo. Para
crianças de 8 a 12 anos.
Mão na massinha!: Oficina de massinhas que combina a criatividade da
modelagem manual com a tecnologia interativa. As crianças são
incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com
massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às
suas criações.A partir dos 3 anos.
Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas
habilidades com os materiais colocados à disposição, além de
aprender e colocar em prática noções de matemática e física,
testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da
tentativa e erro. A partir dos 5 anos.
Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs
beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A
partir de 5 anos.
SISkiing: Com óculos de realidade virtual 360, será possível descer
uma montanha de gelo e testar habilidades em cima de um esqui ou prancha
de snowboard em simuladores que permitem viver tal aventura. A partir
dos 5 anos
HackDelas
Diferencial do festival, o HackDelas contempla atividades para o
público feminino, em parceria com os coletivos Tem Meninas no Circuito,
cuja missão é incentivar, fomentar e inspirar uma maior participação
de meninas e mulheres na ciência e tecnologia. No Brasil, elas
representam apenas 17% das programadoras, segundo a Sociedade Brasileira
de Computação. Pautado no 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável
(ODS) das Organizações das Nações Unidas (ODS), focado em alcançar
a igualdade de gênero, o HackDelas apresenta as seguintes atrações:
Circuitos elétricos em massinha: Circuitos elétricos são montados
usando massinha, baterias, LEDs e motores. É uma forma divertida de
entender como funciona um circuito elétrico e diferentes formas de
montá-lo, juntando ciência e diversão. A partir de 7 anos.
.Dando luz à sua imaginação: Diferentes componentes eletrônicos como
LED, LDR, Buzzer, são usados para montar um cartão que acende e apita.
A partir de 7 anos (cartões simples com LEDs e baterias para colorir) e
de 12 anos (cartões com mais elementos).
HackConference
A conferência desta edição, que acontece no dia 26 de Outubro, será
voltada exclusivamente para um dos temas mais comentados atualmente e
que provoca as maiores emoções e previsões futurísticas para a
humanidade: a Inteligência Artificial (I.A.). Segundo a Universidade
da Carolina do Norte, no futuro, a I.A. afetará mais as mulheres no
trabalho do que os homens, e por isso, o Hacktudo montou uma
programação formada apenas por palestrantes mulheres.
A conferência “Inteligência Artificial, um labirinto de
possibilidades” conta com a presença de nomes como Dora Kaufman,
professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da
Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da
Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics
na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos
Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop,
Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO
do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais.
Os ingressos poderão ser adquiridos no site
www.hacktudo.com.br/conference [6].
Programação:
12h - Check-in
13h - TALK: Estamos preparados para a Inteligência Artificial?
Dora Kaufman - Professora na PUC SP
13h30 - DEMO: Inteligência Artificial: você acredita nela ou
é manipulado por ela?
Tatiane Moreira - Especialista em Segurança da Informação na
Petrobras
14h - PAINEL: Sociedade IA: o que muda para o Estado
Caitlin Mulholland - Professora na PUC Rio / Priscila Normando -
Pesquisadora na Fiocruz/Cidacs /Antônia Souza - COO na Lumx / Fernanda
Ladeira - Executiva de Times de Geração de Valor na Eletrobras
14h30 - TALK: Inovação e IA no WhatsApp
Aline Sredni - Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta
15h - PAINEL: Eu e o robô: como aproveitar agora o mar de tecnologias
inteligentes (no trabalho e fora dele)
Sabrina Zaremba - Head of Business Development, Latin America no
LinkedIn / Ana Cláudia Vasconcelos - Gerente da Divisão de Modelos
Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev / Clarissa
Assumpção - General Manager na Afya Digital / Ana Carolina Caliópio -
Gestora de Tecnologia na Globo.com [7]
15h30 - TALK: A tecnologia a serviço da humanidade
Elisa Mansur - Principal na VélezReyes+
16h - PAINEL: Ética tecnológica: o que as máquinas podem aprender
com os erros humanos.
Karin Seeder - Gerente Executiva de Ciência de Dados no Banco PAN /
Andrea Mello - Head de HR & DEI LatAm no BNY Mellon / Amanda Vieira -
Gerente de Marketing LatAm na Bemobi / Carina Ameijeiras - Líder de
Data & Analytics na Amazon AWS
16h30 - DEMO: Como a IA apoia a economia circular em marketplaces
Taciana Melcop - Gerente Sr. de Engenharia na OLX / Isadora Díaz - Sr
Group Product Manager na OLX
17h - TALK: O que esperar do futuro da humanidade com I.A.
Cris Bartis - Cofundadora da Plataforma Mamilos
Hackathon OLX
Realizado de forma online e gratuita, a competição conta com a
participação de times de todo o Brasil que terão como missão
desenvolver uma solução criativa e aplicável para o seguinte tema:
Como a OLX pode usar a tecnologia e inovação para melhorar a
experiência de compra de produtos de segunda mão, na plataforma da
marca. Os times mais bem avaliados serão selecionados para realização
de um pitching no dia 21 de outubro, que será aberto ao público. As
três equipes vencedoras ganharão premiações em dinheiro nos valores
de R$10 mil (1º lugar), R$6 mil (2º lugar) e R$4 mil (3º lugar). As
soluções apresentadas serão avaliadas quanto à adequação ao tema,
originalidade e inovação, dificuldade tecnológica, utilidade e
aplicabilidade. O Hackathon OLX é voltado para estudantes de todo o
Brasil, do ensino médio ou superior, com experiência e interesse,
principalmente, nas áreas de programação, marketing,
empreendedorismo, design, mídia digital, desenvolvimento de sistemas,
ciência de dados e engenharia da computação.
Serviço:
HACKTUDO - Festival de Cultura Digital
Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, RJ
Dias: 26 de outubro, 12h às 19h. Ingressos em:
hacktudo.com.br/conference [8]
Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita.
Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br [9].
Informações para a imprensa
MNiemeyer Assessoria de Comunicação:
Viviane Rosalem - viviane@mniemeyer.com.br - (21) 99997-9783