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No Rio, Hacktudo, maior festival de cultura digital, traz atrações gratuitas para adultos e crianças


Um dos maiores festivais de cultura digital do país, o HACKTUDO chega à sétima edição, com novidades e atrações gratuitas para crianças e adultos, que mesclam tecnologia, entretenimento e cultura.


A edição 2023 do evento está de volta à Cidade das Artes e terá corrida de drones, exposições imersivas, realidade virtual com obras de arte, jogos interativos, oficinas criativas e tecnológicas e um dia de conferência sobre inteligência artificial só com palestrantes mulheres.

DE UM LADO, OBRAS DE VAN GOGH EM REALIDADE VIRTUAL, UMA INSTALAÇÃO

IMERSIVA COM UM TÚNEL DE TELAS SOBRE AS MILHARES DE INFORMAÇÕES QUE

RECEBEMOS A CADA DIA, UMA EXPOSIÇÃO NOSTÁLGICA SOBRE A EVOLUÇÃO DA

TECNOLOGIA COM JOGO INTERATIVO E UMA JORNADA SENSORIAL SOBRE A CULTURA

CIBERNÉTICA. DE OUTRO, CORRIDAS DE DRONES, UMA PAREDE DE ESCALADA QUE

SIMULA UMA PLACA MÃE DE COMPUTADOR, CONSTRUÍDA COM BASE NA FOTOGRAFIA

“DEUSA DA NET”, PROJETOS E EXPOSIÇÕES DE TRABALHOS DE ARTES

VISUAIS QUE PERMEIAM TEMAS COMO METAVERSO, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL,

ARTE DIGITAL E SUSTENTABILIDADE.

DE VOLTA À CIDADE DAS ARTES, NO RIO, O HACKTUDO, UM DOS MAIORES

FESTIVAIS DE CULTURA DIGITAL DO BRASIL, CHEGA À SÉTIMA EDIÇÃO

REPLETO DE NOVIDADES E ATRAÇÕES QUE MESCLAM TECNOLOGIA, INOVAÇÃO,

EMPREENDEDORISMO, INTERATIVIDADE E MUITA DIVERSÃO. AS ATIVIDADES,

PRESENCIAIS E GRATUITAS, PROMETEM ENTRETER O PÚBLICO DE TODAS AS

IDADES, ENTRE OS DIAS 26 E 29 DE OUTUBRO, PROPORCIONANDO TAMBÉM UMA

AMPLA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À CULTURA E AO ENTRETENIMENTO.

IDEALIZADO PELA ARAUCÁRIA AGÊNCIA CULTURAL, COM DIREÇÃO E CURADORIA

DE MIGUEL COLKER, O FESTIVAL PROMOVE A INCLUSÃO SOCIAL E DIGITAL DE

CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, DESPERTANDO O INTERESSE PARA O MUNDO

TECNOLÓGICO DE FORMA LÚDICA E INFORMATIVA. O EVENTO APRESENTA DIVERSAS

ATRAÇÕES QUE FASCINAM E DÃO NOME AOS ESPAÇOS DIFERENCIADOS. NO

HACKDRONES ACONTECEM AS CORRIDAS DE DRONES; NO HACKMAKER ESTÃO AS

INVENÇÕES ARTÍSTICAS DA CULTURA MAKER E NO HACKLAB, HÁ UM

LABORATÓRIO DE OFICINAS CRIATIVAS. JÁ NO HACKGO SÃO REALIZADAS AS

ATIVIDADES PARTICIPATIVAS DE REALIDADE AUMENTADA; NA HACKEXPO ESTÃO AS

EXPOSIÇÕES INTERATIVAS E INSTALAÇÕES IMERSIVAS E NO HACKDELAS, AS

ATIVIDADES SÃO DEDICADAS ÀS MULHERES, CADA VEZ MAIS PRESENTES NO

FESTIVAL E NO MERCADO DIGITAL.

“NOSSO OBJETIVO É MOSTRAR COMO A TECNOLOGIA ESTÁ ALIADA À CULTURA E

VICE-VERSA. O PÚBLICO ESTÁ MAIS ABERTO E CONECTADO ÀS MUDANÇAS

DIGITAIS QUE ESTÃO ACONTECENDO. QUEREMOS QUE TODOS TENHAM ESSE ACESSO

À TECNOLOGIA E AO CONHECIMENTO, COM OPORTUNIDADES DE VIVENCIAREM O

VIRTUAL COM A ARTE E, POR ISSO, FAZEMOS UM FESTIVAL GRATUITO E

DIVERSIFICADO”, AFIRMA MIGUEL COLKER.

PARA ESTA EDIÇÃO, ENTRE AS NOVIDADES, O EXECUTIVO E PRODUTOR CULTURAL

DECIDIU LEVAR OS QUADROS “QUARTO EM ARLES”,”CAMPO DE TRIGO SOB UM

CÉU TEMPESTUOSO”, "TERRAÇO DO CAFÉ À NOITE", “ E "NOITE

ESTRELADA" DO PINTOR IMPRESSIONISTA VINCENT VAN GOGH, PARA A REALIDADE

VIRTUAL, PARA QUE O PÚBLICO PUDESSE “ENTRAR” NAS OBRAS E EXPLORAR

CADA DETALHE. “TRAREMOS TAMBÉM UMA PAREDE DE ESCALADA DE OITO METROS

DE ALTURA, QUE SIMULA UMA PLACA MÃE DE COMPUTADOR. A ATRAÇÃO FOI

CONSTRUÍDA COM BASE NA IMAGEM “DEUSA DA NET”, DE AUTORIA DO MEU PAI

(O FOTÓGRAFO CAFI), E CONVIDA OS VISITANTES A CONFERIR A EXPOSIÇÃO

ADJACENTE QUE REÚNE DADOS E IMAGENS SOBRE ARTE E SUSTENTABILIDADE”,

CONTA. O FESTIVAL TAMBÉM FAZ UM UPGRADE NAS ATRAÇÕES HACKDRONES, COM

UM CIRCUITO DIFERENCIADO E CHEIO DE NOVOS OBSTÁCULOS PARA AS CORRIDAS

DE DRONES E OFICINAS PARA QUEM QUISER APRENDER A PILOTAR, E HACKGO, COM

REALIDADE AUMENTADA, CAÇA AO TESOURO, DISTRIBUIÇÃO DE BRINDES E

OFICINAS TECNOLÓGICAS.

OUTRA NOVIDADE DA EDIÇÃO 2023 DO FESTIVAL É A REALIZAÇÃO DO

CONFERENCE, NO DIA 26 DE OUTUBRO, COM PAINÉIS E TALKS INÉDITOS

PROTAGONIZADOS APENAS POR PROFISSIONAIS MULHERES RENOMADAS DO MERCADO DE

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA. INTITULADA “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL, UM

LABIRINTO DE POSSIBILIDADES”, A CONFERÊNCIA ABORDA O TEMA QUE VEM A

SER UM DOS MAIS COMENTADOS DO MOMENTO E CONTA COM A PRESENÇA DE DORA

KAUFMAN, PROFESSORA NA PUC SP E ESPECIALISTA EM I.A.; CRIS BARTIS,

COFUNDADORA DA PLATAFORMA MAMILOS; TATIANE MOREIRA, ESPECIALISTA EM

SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO NA PETROBRAS, CARINA AMEIJEIRAS, LÍDER DE

DATA & ANALYTICS NA AMAZON AWS; ANA CLÁUDIA VASCONCELOS, GERENTE DA

DIVISÃO DE MODELOS ANALÍTICOS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA DATAPREV;

TACIANA MELCOP, GERENTE SR. DE ENGENHARIA NA OLX; ALINE SREDNI, CHEFE DE

GABINETE DO CEO DO WHATSAPP NA META, ENTRE OUTRAS PROFISSIONAIS. A

CURADORIA É DO ESPECIALISTA EM MARKETING DIGITAL, BRUNO PARODI. OS

INGRESSOS PARA A CONFERÊNCIA PODEM SER ADQUIRIDOS NO WEBSITE DO

FESTIVAL: HACKTUDO.COM.BR/CONFERENCE. [1]

ALÉM DISSO, NO DIA 22 DE OUTUBRO, SERÃO ANUNCIADOS OS VENCEDORES OU AS

VENCEDORAS DA QUARTA EDIÇÃO DO HACKATHON OLX, MARATONA DE

PROGRAMAÇÃO E CONHECIMENTO INICIADA NO ÚLTIMO DIA 13, QUE REÚNE

ESTUDANTES DE TODO O BRASIL, DE CURSOS TÉCNICOS E DOS ENSINOS MÉDIO E

SUPERIOR, PARA O DESAFIO DE CRIAR UMA SOLUÇÃO INOVADORA E APLICÁVEL

PROPOSTA PELA OLX. AS LIVES DO HACKATHON PODEM SER CONFERIDAS NO CANAL

DO YOUTUBE DO FESTIVAL: WWW.YOUTUBE.COM/HACKTUDOFESTIVAL [2]

O HACKTUDO É REALIZADO PELA ARAUCÁRIA AGÊNCIA CULTURAL E APRESENTADO

PELO MINISTÉRIO DA CULTURA, PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO E

SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA. TEM O PATROCÍNIO MASTER DA META, E

CONTA TAMBÉM COM O PATROCÍNIO DA PETROBRAS, MOSAICO, BNY MELLON,

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA, BEMOBI, LEROY MERLIN, OLX, ESCOLA SUÍÇA

E, SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE

JANEIRO. ALÉM DISSO, O FESTIVAL TEM APOIO DA DATAPREV, DOMINGUES E

PINHO CONTADORES, BRASAS, DELPHOS, PRILL TECNOLOGIA E MAPMA. E APOIO

INSTITUCIONAL DO WEWORK E CIDADE DAS ARTES.

Saiba mais sobre as principais atrações do HACKTUDO 2023:

HackExpo

Nesta edição, haverá exposições de trabalhos de artes visuais, com

diversas manifestações e linguagens, que permeiam temas como Realidade

Virtual, Metaverso, Inteligência Artificial, Arte Digital e

Sustentabilidade. Entre elas estão:

Deusa da Net - Uma parede de escalada de oito metros de altura, que

comporta quatro pessoas escalando simultaneamente, será montada com uma

imensa imagem da deusa, a Deusa da Net. O personagem foi criado para o

festival, inspirado nos mitos e super heróis, porém como uma deusa da

sustentabilidade, que faz uma reflexão sobre o descarte de lixo

eletrônico. E o público também poderá entrar numa experiência de

realidade virtual e receber mensagens sobre arte e sustentabilidade.

Cérebro-Luz - A obra foi criada para gerar uma reflexão sobre a maior

inspiração da Inteligência Artificial. A instalação é aberta ao

público que deseja conferir por perto.

Excesso Digital - Um imenso túnel composto por mais de 150 televisores,

monitores e telas em geral será instalado no meio do festival, com uma

vídeo-instalação chamada de “Excesso” que traz a reflexão sobre

o intenso uso de telas ao qual vivemos no dia-a-dia.

Exposição Hack Nostalgia - Uma grande instalação formada por TVs

antigas, telas touchs, aparelhos celulares e cabines secretas apresentam

vídeos, textos e acervos sobre gadgets e eletrônicos importantes em

diferentes gerações que acabaram ficando obsoletos com o avanço

tecnológico, criando uma sensação de nostalgia.

Apocalípticos e integrados - Uma instalação interativa de painéis de

LED irá provocar a reflexão entre duas diferentes formas de olhar para

o papel da reformulação do futuro pela Inteligência Artificial: a

forma apocalíptica, que acredita no fim das sociedades, e a forma

integrada, que vê a I.A. como maneira de liberar o potencia humano de

maneiras inéditas em nossa vida.

Van Gogh - As obras “Quarto em Arles”,"Café noturno" e "Noite

estrelada" do pintor impressionista Vincent Van Gogh poderão ser

exploradas em realidade virtual, com tecnologias imersivas que permitem

que o público faça parte das pinturas e conheça detalhes das obras

que ganham vida em um mundo digital surpreendente.

Kuarup - Por meio de tecnologias imersivas, com ocas e outros cenários

em 3D, crianças e adultos poderão conferir a instalação que faz uso

da realidade virtual para transportar o público para a exposição

fotográfica imersiva que mostra o Kuarup, ritual milenar da Aldeia

Yawalipiti do Alto Xingu. As imagens foram feitas pelo fotógrafo Cafi,

na cerimônia em homenagem ao antropólogo Darcy Ribeiro.

Pupila Dilatada - Coletivo de artistas digitais, que promovem

experiências imersivas e interativas com uso de novas tecnologias,

gerando uma conexão entre o mundo físico e espaços virtuais ao exibir

obras de diversos de artistas multidisciplinares, produtores musicais,

developers, designers, programadores, pensadores e agitadores culturais,

de várias partes do Brasil.

HackDrones

A corrida de drones, modalidade que vem ganhando cada vez mais espaço

na cultura digital, será realizada em circuito inédito nos Jardins da

Cidade das Artes, com obstáculos conhecidos como Gates, Slaloms e

Ladders. O público poderá acompanhar da Esplanada a apresentação de

diversos pilotos participantes, entre eles os melhores do Brasil, que

exibirão suas habilidades em voos de alta velocidade. Entre eles estão

Gabriel Puglielli (Pugli), de 13 anos, Marcelo Lee (OxiFPV), Gustavo

Antunes (Guga FPV), Márcio Rabello (Rebello FPV), Bruno Balboni

(Baldrone) e Paulo Rogério (TitooFPV). Para quem tem fascínio por

drones ou sequer mexeu em um objeto deste tipo, haverá oficinas no

festival e uma experiência virtual em simuladores, com os óculos

usados pelos pilotos, que dão a sensação de ver os drones realizando

o circuito em primeira pessoa.

HACKGO

Atração que mistura realidade aumentada, caça ao tesouro,

distribuição de brindes e oficinas tecnológicas. Com o sucesso da

atividade na edição passada, o festival fez um upgrade no HackGo,

integrando a programação, com workshops ministrados por colaboradores

da empresa Meta e por Bruno Ribeiro, AR creator. A dinâmica de caça ao

tesouro, febre na edição de 2022, será mantida, onde os participantes

precisarão encontrar selos escondidos pelo festival através de um

filtro do Instagram, e aqueles que encontrarem todos, ganharão prêmios

especiais. Confira as oficinas abaixo:

- Meta Blueprint: Usando uma mistura de criação offline com realidade

aumentada, neste workshop os participantes irão aprender a criar um

efeito visual único: uma máscara virtual em 3D que representa as suas

características. No final da sessão, os participantes terão criado um

filtro do Meta Spark totalmente exclusivo e personalizado, inspirado em

seus "superpoderes" que poderá ser compartilhado no Instagram ou

Facebook. O workshop é ministrado por Murilo Cagliari, Business

Education Trainer, e Pedro Leal, Meta Spart Trainer.

- Criando seu primeiro espaço no Metaverso com Spatial.io [3]: Nessa

oficina, os alunos terão a oportunidade de criar seu avatar

personalizado e seu primeiro espaço virtual com a plataforma Spatial.io

[3] compatível com celular, computador e óculos VR. A oficina é

ministrada por Bruno Ribeiro, AR creator, que desde 2019, trabalha de

forma independente para o crescimento da comunidade brasileira de

realidade aumentada, auxiliando os creators na primeira comunidade de

Meta Spark do Brasil. Também atua com educação em tecnologia e

realidade aumentada.

A programação com a forma de participação e horários das atividades

do HackGo pode ser conferida no website do festival: hacktudo.com.br [4]

HackMaker

Democratizando o conceito do “faça você mesmo”, o espaço maker,

assinado pela Leroy Merlin, apresenta invenções que misturam

impressão 3D, tecnologia e design, com criatividade e inovação para

que o público possa interagir com as obras artísticas do festival.

Nele estarão presentes o especialista em computação física, Mau

Jabur, expositor e consultor para interatividade e desenvolvimento de

instalações artísticas, exposições e produtos com automação e

instrumentação, e Vitor Moreira, inovador em educação e inventor das

ferramentas Tecbits, Tecbook, Placa Tec e TecFlex, que beneficiam cerca

de 40 mil alunos no Brasil. Entre as atrações estão:

- Snake Maker: Inspirado no clássico jogo popularizado nos celulares

Nokia, o jogo Snake é realizado com um joystick que reproduz o

clássico celular Nokia 3310.

-Corrida de Leds: Cada participante ou grupo escolhe um caminho de

luzes, aciona o controle remoto correto que tenha as mesmas cores da luz

e avança. Para chegar primeiro ao final é necessária atividade

física, alto índice de atenção e pensamento rápido porque a luz

muda de cor de tempo em tempo.

-Guitarra Maker: Fabricação de um modelo de guitarra diferenciado a

partir de um banco de bar, sem elementos tradicionais, guiada pela

condutividade elétrica.

-Pinball: Fliperama feito com uma tela de TV, um antigo monitor e um

computador combinados com o uso de tecnologias de fabricação modernas

como o corte a laser. É um resgate às lembranças de infância e

adolescência de quem viveu nas décadas de 70 ou 80 onde o jogo era a

sensação.

-Genius: O famoso jogo da década de 80 ganha uma dimensão maior e a

brincadeira é feita usando os pés, com o participante tendo que usar

todos os sentidos, além da visão, para acertar a sequência de luzes

sugerida pelo jogo.

-GI Físico: Nesta experiência, os usuários podem girar uma manivela

para acionar a reprodução de um "filme", que na verdade é um registro

em vídeo das obras de autômatos criadas por Agnaldo Pinho. Esta fusão

de mecânica, eletrônica e arte proporciona uma experiência única.

-Pongão: É controlada pela posição do jogador em frente a uma mesa

de leds. É uma variação moderna e inovadora deste clássico jogo de

videogame. Nesta versão, a jogabilidade é aprimorada por meio de

sensores de movimento para criar uma experiência mais imersiva e

interativa.

-Grafite sonoro: A obra convida o público a captar sons com a

audição e, na sequência, fazer um desenho em cima da interferência

gráfica apresentada.

Será possível perceber que o efeito McGurk, na qual uma ilusão sonora

faz o cérebro mudar o som ouvido quando há mudança do estímulo

visual - mesmo que este som seja o mesmo.

Outra novidade é a apresentação dos sete projetos físicos e digitais

e de VR desenvolvidos por alunos dos cursos de graduação e professores

da Universidade Veiga de Almeida (UVA), instituição que tem a cultura

maker como um dos pilares de seu projeto pedagógico. As iniciativas,

cujas propostas contribuem para os desafios globais do desenvolvimento

sustentável, têm a interatividade, a inovação e a criatividade

aplicadas para ajudar a sociedade a enfrentar alguns dos problemas

sociais e ambientais da atualidade.

HackLab

Laboratório criativo que estimula a capacidade inovadora da nova

geração, promovendo oficinas e atividades multidisciplinares que

conectam a criatividade, imaginação e a prática com o universo

digital e tecnológico. As oficinas e experiências são realizadas das

14h às 22h, na Sala de Leitura. A programação detalhada pode ser

conferida no website do festival: hacktudo.com.br/lab [5]

Corrida de Beebots: Uma corrida com robôs, com programação simples

realizada diretamente no próprio equipamento, permite que crianças

pequenas entrem em contato com linguagem direcional e programação de

forma lúdica e divertida, utilizem o raciocínio lógico e pensamento

algorítmico. Para crianças de 5 a 10 anos.

Ozostories: Utilizando os divertidos Ozobots, que podem ser programados

usando códigos visuais ou programação em bloco, os participantes

deverão contar uma história inserindo os comandos corretos para que o

personagem atravesse os cenários e chegue até o seu objetivo. Para

crianças de 8 a 12 anos.

Mão na massinha!: Oficina de massinhas que combina a criatividade da

modelagem manual com a tecnologia interativa. As crianças são

incentivadas a criar suas próprias esculturas e personagens com

massinha, enquanto um aplicativo complementar é usado para dar vida às

suas criações.A partir dos 3 anos.

Tirolesa: Por meio de uma tirolesa, as crianças poderão testar suas

habilidades com os materiais colocados à disposição, além de

aprender e colocar em prática noções de matemática e física,

testando hipóteses e desenvolvendo seus mecanismos através da

tentativa e erro. A partir dos 5 anos.

Journey Through SIS: Neste desafio, as crianças comandam os robôs

beebots nos próprios equipamentos, levando-os de um local a outro. A

partir de 5 anos.

SISkiing: Com óculos de realidade virtual 360, será possível descer

uma montanha de gelo e testar habilidades em cima de um esqui ou prancha

de snowboard em simuladores que permitem viver tal aventura. A partir

dos 5 anos

HackDelas

Diferencial do festival, o HackDelas contempla atividades para o

público feminino, em parceria com os coletivos Tem Meninas no Circuito,

cuja missão é incentivar, fomentar e inspirar uma maior participação

de meninas e mulheres na ciência e tecnologia. No Brasil, elas

representam apenas 17% das programadoras, segundo a Sociedade Brasileira

de Computação. Pautado no 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável

(ODS) das Organizações das Nações Unidas (ODS), focado em alcançar

a igualdade de gênero, o HackDelas apresenta as seguintes atrações:

Circuitos elétricos em massinha: Circuitos elétricos são montados

usando massinha, baterias, LEDs e motores. É uma forma divertida de

entender como funciona um circuito elétrico e diferentes formas de

montá-lo, juntando ciência e diversão. A partir de 7 anos.

.Dando luz à sua imaginação: Diferentes componentes eletrônicos como

LED, LDR, Buzzer, são usados para montar um cartão que acende e apita.

A partir de 7 anos (cartões simples com LEDs e baterias para colorir) e

de 12 anos (cartões com mais elementos).

HackConference

A conferência desta edição, que acontece no dia 26 de Outubro, será

voltada exclusivamente para um dos temas mais comentados atualmente e

que provoca as maiores emoções e previsões futurísticas para a

humanidade: a Inteligência Artificial (I.A.). Segundo a Universidade

da Carolina do Norte, no futuro, a I.A. afetará mais as mulheres no

trabalho do que os homens, e por isso, o Hacktudo montou uma

programação formada apenas por palestrantes mulheres.

A conferência “Inteligência Artificial, um labirinto de

possibilidades” conta com a presença de nomes como Dora Kaufman,

professora na PUC SP e especialista em I.A.; Cris Bartis, cofundadora da

Plataforma Mamilos; Tatiane Moreira, Especialista em Segurança da

Informação na Petrobras, Carina Ameijeiras, Líder de Data & Analytics

na Amazon AWS; Ana Cláudia Vasconcelos, Gerente da Divisão de Modelos

Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev; Taciana Melcop,

Gerente Sr. de Engenharia na OLX; Aline Sredni, Chefe de Gabinete do CEO

do WhatsApp na Meta, entre outras profissionais.

Os ingressos poderão ser adquiridos no site

www.hacktudo.com.br/conference [6].

Programação:

12h - Check-in

13h - TALK: Estamos preparados para a Inteligência Artificial?

Dora Kaufman - Professora na PUC SP

13h30 - DEMO: Inteligência Artificial: você acredita nela ou

é manipulado por ela?

Tatiane Moreira - Especialista em Segurança da Informação na

Petrobras

14h - PAINEL: Sociedade IA: o que muda para o Estado

Caitlin Mulholland - Professora na PUC Rio / Priscila Normando -

Pesquisadora na Fiocruz/Cidacs /Antônia Souza - COO na Lumx / Fernanda

Ladeira - Executiva de Times de Geração de Valor na Eletrobras

14h30 - TALK: Inovação e IA no WhatsApp

Aline Sredni - Chefe de Gabinete do CEO do WhatsApp na Meta

15h - PAINEL: Eu e o robô: como aproveitar agora o mar de tecnologias

inteligentes (no trabalho e fora dele)

Sabrina Zaremba - Head of Business Development, Latin America no

LinkedIn / Ana Cláudia Vasconcelos - Gerente da Divisão de Modelos

Analíticos e Inteligência Artificial na Dataprev / Clarissa

Assumpção - General Manager na Afya Digital / Ana Carolina Caliópio -

Gestora de Tecnologia na Globo.com [7]

15h30 - TALK: A tecnologia a serviço da humanidade

Elisa Mansur - Principal na VélezReyes+

16h - PAINEL: Ética tecnológica: o que as máquinas podem aprender

com os erros humanos.

Karin Seeder - Gerente Executiva de Ciência de Dados no Banco PAN /

Andrea Mello - Head de HR & DEI LatAm no BNY Mellon / Amanda Vieira -

Gerente de Marketing LatAm na Bemobi / Carina Ameijeiras - Líder de

Data & Analytics na Amazon AWS

16h30 - DEMO: Como a IA apoia a economia circular em marketplaces

Taciana Melcop - Gerente Sr. de Engenharia na OLX / Isadora Díaz - Sr

Group Product Manager na OLX

17h - TALK: O que esperar do futuro da humanidade com I.A.

Cris Bartis - Cofundadora da Plataforma Mamilos

Hackathon OLX

Realizado de forma online e gratuita, a competição conta com a

participação de times de todo o Brasil que terão como missão

desenvolver uma solução criativa e aplicável para o seguinte tema:

Como a OLX pode usar a tecnologia e inovação para melhorar a

experiência de compra de produtos de segunda mão, na plataforma da

marca. Os times mais bem avaliados serão selecionados para realização

de um pitching no dia 21 de outubro, que será aberto ao público. As

três equipes vencedoras ganharão premiações em dinheiro nos valores

de R$10 mil (1º lugar), R$6 mil (2º lugar) e R$4 mil (3º lugar). As

soluções apresentadas serão avaliadas quanto à adequação ao tema,

originalidade e inovação, dificuldade tecnológica, utilidade e

aplicabilidade. O Hackathon OLX é voltado para estudantes de todo o

Brasil, do ensino médio ou superior, com experiência e interesse,

principalmente, nas áreas de programação, marketing,

empreendedorismo, design, mídia digital, desenvolvimento de sistemas,

ciência de dados e engenharia da computação.

Serviço:

HACKTUDO - Festival de Cultura Digital

Local: Cidade das Artes - Av. das Américas, 5300 - Barra da Tijuca, RJ

Dias: 26 de outubro, 12h às 19h. Ingressos em:

hacktudo.com.br/conference [8]

Dias 28 e 29 de outubro, das 14h às 22h. Entrada gratuita.

Confira a programação completa em: www.hacktudo.com.br [9].

Informações para a imprensa

MNiemeyer Assessoria de Comunicação:

Viviane Rosalem - viviane@mniemeyer.com.br - (21) 99997-9783

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes , Vargem Grande e adjacências - RJ 
 
jornal@tipocarioca.com.br. Instagram: @tipocarioca  Tel: 55 (21) 2490-0328 / 21 968183199
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