top of page

Desfile Oficial do Bloco da Divas será no dia 12 fevereiro, no Recreio



O BLOCO DAS DIVAS foi criado em 2013 formado por mulheres na sua organização e direção.


Nasceu da vontade de resgatar a realização de eventos culturais no carnaval protagonizados por MULHERES, num universo antes masculinizado.

Voltado para a família e para as pessoas que desejam diversão, em ambiente tranquilo e de respeito a diversidade, buscando preservar o melhor da nossa cultura carioca.

Registrando que toda mulher é uma Diva do seu jeito, na sua essência, na sua personalidade, na sua força e resistência.


Com o Enredo "O EMPODERAMENTO DA MULHER EM SUAS DIVERSAS FACETAS, o Bloco das Divas enaltece a FORÇA, COMPETÊNCIA E RESILIENCIA das mulheres no mundo, dedicando este carnaval as mulheres de todas as idades, raças, tons de pele, manequins, caracteristicas e personalidades que são protagonistas de suas próprias historias.

Este ano, o Bloco das Divas- o mais irreverente, empoderado, defensor da diversidade e com compromisso social- terá: a Rainha da Melhor Idade, Rainha Plus Size, Rainha Down, Rainha Cadeirante, Rainha Negra, Musa do Bloco, Musa Fitness e a novidade Rainha Oficial do Bloco!


O BLOCO, que anima as segundas-feiras de carnaval na Orla do Recreio dos Bandeirantes, com concentração 14H, no Posto 10, reúne ritmistas femininas e uma interprete!



Isso mesmo, somente mulheres em cima do trio e na direção!

Tradicionais marchinhas de carnaval, sambas enredos e muito mais, alegrando cerca de 40.000 foliões todos os anos.


A única exigência dos organizadores é participar em clima de harmonia, com muito respeito e animação.

O Bloco das Divas tem orgulho de nunca ter registrado um incidente sequer em suas edições. Estimula e incentiva o folião a agir com educação e respeito.


Em 2017 sua presidente Valéria Wright foi fazer um curso de captação de recursos com a diretora artística e gestora cultural Fernanda Borriello e recebeu dela a ideia de mudar o conceito que blocos de rua deixam muitos resíduos ao final. Borriello deu a ideia de criar ao final o Bloco da Sustentabilidade.


Um pelotão animado de coletores de material reciclável que diminuiria(e muito!)

os resíduos deixados pelos foliões pelas ruas.


Valéria convidou Fernanda Borriello para ocupar um lugar de destaque na Divas como Vice-presidente de Honra.


No carnaval seguinte a presidente Valéria absorveu a ideia com o apoio da Comlurb na coleta seletiva e com uma equipe muito animada de voluntários que ajudaram a recolher os recicláveis, já dando início a conscientização ambiental.


O grande momento oficial da iniciativa foi no carnaval passado quando uma cooperativa de materiais recicláveis assumiu a função e ao final do Bloco veio recolhendo inúmeros resíduos recicláveis que foram devidamente separados e sua destinação final teve gerou renda para a cooperativa.


- Afinal, ser DIVA é ter consciência ambiental!


O Bloco das Divas foi o primeiro a ter esta iniciativa e com isso também incentiva outros blocos pela cidade a realizar esta medida de sustentabilidade.


Com isso, este ano, no Programa da Gardênia Cavalcante, o Bloco das Divas receberá o Selo do ICAIS: "Evento Cultural com Medidas Sustentáveis". Selo esse que visa incentivar e estimular que eventos de todo o país passem a adotar medidas de sustentabilidade para impactar menos o meio ambiente.


O Bloco das Divas será o primeiro a receber o Selo do ICAIS-Instituto Cultural e Ambiental de Inovação Social que vai identificar eventos que pratiquem medidas de sustentabilidade no Rio de Janeiro e no Brasil.


Gardênia Cavalcante será convidada para este ano assumir o posto único de

Rainha oficial do Bloco das Divas.


Algumas musas/rainhas devem estar junto com a diretoria no dia do programa.

Todas as nossas Divas são poderosas!

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes , Vargem Grande e adjacências - RJ 
 
jornal@tipocarioca.com.br. Instagram: @tipocarioca  Tel: 55 (21) 2490-0328 / 21 968183199
bottom of page