(Jun/2016) - Dicas para preparar uma feijoada deliciosa


Ingredientes: uma orelha de porco, cortada em pedaços pequenos; dois pés de porco, cortados em pedaços pequenos; meio quilo de carne-seca, cortada em pedaços pequenos; meio quilo de costelinha de porco, cortada em pedaços pequenos; meio quilo de feijão-preto; duas colheres (sopa) de óleo; uma cebola picada; 300 gramas de linguiça calabresa defumada, cortada em rodelas grossas; 300 gramas de paio, cortado em rodelas grossas; 400 gramas de lombo de porco, cortado em cubos; uma laranja média, sem casca; dois cubos de caldo de bacon; dois litros de água fervente.

Modo de preparo: na véspera, em uma tigela, coloque a orelha e os pés de porco e cubra-os com água fria. Troque a água quatro vezes durante esse tempo.

Em outra tigela, coloque a carne-seca e a costelinha de porco; cubra-as com água fria, para dessalgar. Troque a água quatro vezes.

No dia seguinte, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e reserve por uma hora.

Escorra a orelha e o pé de porco e coloque-os em uma panela de pressão, cobertos com água fria. Tampe a panela e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve.

Escorra a carne-seca e a costelinha e coloque-as na panela de pressão cobertas com água fria. Tampe e cozinhe por 15 minutos contados a partir do início da pressão. Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra as carnes e reserve.

Na mesma panela, aqueça o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o paio, o lombo e refogue por mais três minutos. Junte o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas reservadas e a laranja.

Acrescente os cubos de caldo de bacon e água fervente. Tampe e cozinhe por 15 minutos, contados a partir do início da pressão.

Retire do fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo. Cozinhe em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada (sem a pressão), por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos.

Passe para uma travessa e sirva em seguida.




(Jul/2016) - Maminha de alcatra assada na pressão com cerveja preta


Ingredientes: uma peça de maminha (mais ou menos 1,5kg); uma lata (355ml) de cerveja preta (tipo Caracu, não use Malzbier); dois copos americanos (+ou- 400ml) de molho de tomate; um copo americano (+ou- 200ml) de água; cinco colheres (de sopa) de azeite; três dentes de alho, picados; duas cebolas grandes, picadas; sal; pimenta-do-reino preta, moída a gosto; uma folha de louro; salsinha picada, a gosto (opcional).

Modo de preparo: limpe a maminha e tempere com o sal e a pimenta; deixe descansar por uns quinze minutos.

Coloque o azeite em uma panela de pressão – fogo alto – e, em seguida, a maminha temperada para dourar. Importante: não ficar mexendo a carne, deixe-a dourar cada lado por igual.

Quando estiver dourada, coloque o alho e, em seguida, as cebolas. Mexa para não queimar.

Coloque a folha de louro, a cerveja preta, o molho de tomate e a água (respectivamente).

Tampe a panela e deixe na pressão por aproximadamente 30 minutos.

Importante: deixe em fogo médio, após pegar pressão.

Se utilizar outro tipo de carne, o tempo deverá ser alterado.

Deixe sair a pressão e coloque a carne em uma travessa. Corte em fatias.

Verifique a consistência do molho; se necessário for, deixe-o em fogo médio, para reduzir um pouco. Verifique também o sal. Se for preciso, corrija.

Regue a carne com parte do molho e salpique a salsinha.

Sirva com purê de batatas e salada, ou arroz e salada, ou macarrão.

Bom apetite!




(Ago/2016) - Fricassê de frango com milho e requeijão


Rendimento: dez porções.

Tempo de preparo: 55 minutos.

Ingredientes: quatro xícaras de água; dois cubos de caldo de galinha caipira; um quilo e meio de peito de frango desossado; quatro colheres (sopa) de farinha de trigo; uma lata de milho verde, escorrido; duas gemas; uma caixa de creme de leite (200g); um copo de requeijão; duas xícaras (chá) de batata palha.

Modo de preparo: em uma panela de pressão, ferva a água, dissolva os cubos e caldo de galinha caipira e coloque o frango. Tampe a panela e cozinhe em fogo médio por 20 minutos contados a partir do início da pressão.

Apague o fogo, aguarde sair todo o vapor e verifique o cozimento. Se necessário, cozinhe por mais dez minutos ou até o frango ficar macio. Retire o frango, desfie e reserve. Passe o caldo para o liquidificador e reserve, até esfriar.

Unte um refratário retangular médio (31cm x 19cm) e reserve.

Preaqueça o forno em temperatura média (180oC)

No liquidificador, junte ao caldo a farinha de trigo, o milho verde e as gemas. Bata até ficar homogêneo. Coloque em uma panela média e leve ao fogo, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e junte o frango desfiado e o creme de leite. Reserve.

Coloque no refratário untado e espalhe o requeijão, com as costas de uma colher, até cobrir toda a superfície. Cubra com a batata palha e leve ao forno por 15 minutos.

Retire do forno e sirva em seguida.

Dica do chef: para preparar o creme de milho, utilize uma xícara e meia (chá) do caldo do cozimento do frango. Se for necessário, complete com água, até obter essa quantidade de caldo.




(Set/2016) - Cação poché com molho de tomate fresco


Ingredientes: um cubo de caldo de legumes; meio litro de água fervendo; seis postas de cação pequenas (aproximadamente 100g cada uma); três tomates médios, sem pele e sem semente, picados; uma colher (sopa) de alcaparras; dois ramos de tomilhos, picados (somente as folhas).

Modo de preparo:

1. Em uma frigideira grande, coloque a água fervente e dissolva o cubo de caldo de legumes;

2. Acomode as postas de peixe uma ao lado da outra e deixe cozinhar em fogo baixo por dez minutos, ou até que o peixe mude totalmente de cor;

3. Retire as postas com o auxílio de uma escumadeira e reserve-as em uma travessa;

4. Na mesma frigideira, junte os tomates ao caldo restante e deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de cinco minutos, ou até que tomate comece a desmanchar;

5. Acrescente as alcaparras e o tomilho, misture e retire do fogo. Disponha o molho sobre o peixe reservado e sirva a seguir.




(Out/2016) - Bolo simples de abacaxi e ameixa


Ingredientes: cinco fatias de abacaxi em calda; cinco ameixas pretas secas sem caroço; meia xícara (chá) de margarina; uma xícara (chá) de açúcar; três ovos; uma e meia xícara (chá) de farinha de trigo; meia xícara (chá) de amido de milho; duas colheres (chá) de fermento em pó; uma xícara (chá) de leite; uma colher (sopa) de amido de milho; uma xícara (chá) da calda do abacaxi; uma colher (sopa) de rum.

Modo de preparo: preaqueça o forno em temperatura média (180° C). Unte e enfarinhe uma forma de furo central média (20 cm de diâmetro). Arrume, no fundo da forma, as fatias de abacaxi e as ameixas. Reserve.

Na tigela da batedeira, coloque a margarina e o açúcar, e bata até formar um creme claro. Junte os ovos, um a um, e bata até formar uma mistura esbranquiçada.

Peneire a farinha, o amido de milho e o fermento, adicione a massa, alternando com o leite, e misture com o auxílio de uma espátula, até que vire uma massa uniforme.

Disponha a massa na forma reservada e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito, depois de espetado nela, saia limpo. Retire do forno e reserve.

Calda: em uma panela pequena, dissolva o amido de milho na calda do abacaxi, junte o rum e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, por cinco minutos, ou até engrossar levemente.

Retire do fogo, regue sobre o bolo reservado e sirva em seguida.




(Nov/2016) - Bolo fofo


Um bolo fofinho é uma excelente opção para o café da tarde. Alguns truques ajudam a garantir que a receita fique irresistível e, para isso, conversamos com o chef Leonardo Carvalho, que ensina o passo a passo para acertar em cheio no bolo fofo. Confira!

1. Leia a receita e separe todos os ingredientes em temperatura ambiente. Usá-los gelados pode comprometer o resultado do bolo. Deixar todos os itens separados antes de começar também ajuda a evitar que você se esqueça de algum deles durante o preparo;

2. Deixe o forno preaquecendo em 180° e unte a forma;

3. Se for medir os ingredientes em medidas caseiras, como xícaras, coloque-os sem apertar e, depois, passe uma faca por cima para nivelar;

4. Peneire os itens secos: farinha de trigo, amido de milho, açúcar e fermento. Depois, coloque-os em uma tigela;

5. A cada duas xícaras de farinha de trigo, troque meia xícara por amido de milho. Esse truque simples vai garantir que o bolo fique mais fofinho;

6. Bata a margarina e o açúcar na batedeira, até formar um creme esbranquiçado; depois, acrescente os ovos;

7. Coloque os ingredientes conforme a receita, mas não bata a massa exaustivamente na batedeira;

8. Se a receita pedir clara em neve, coloque-a apenas no final, mas antes do fermento;

9. Junte a clara e a massa delicadamente, misturando com uma colher ou fouet (batedor de claras), e com movimentos de baixo para cima;

10. Agite o fermento antes de usar. Isso faz com que todos os seus componentes se misturem;

11. Leve o bolo ao forno, mantendo-o fechado. Abrir o forno antes de 15 minutos de cozimento pode fazer o ar frio entrar e o bolo não crescer;

12. Após o bolo ficar no forno pelo tempo indicado, fure com um garfo ou palito para ver se está cozido por dentro. Mas não faça isso antes de aproximadamente 30 minutos, ou ele pode abaixar (o tempo pode variar de acordo com o forno);

13. Quando tirar o bolo do forno, coloque-o coberto sobre o fogão. Colocar a forma diretamente em uma bancada fria pode fazer a massa murchar, devido à mudança de temperatura; deixá-la mais tempo dentro do forno torna a massa ressecada;

14. Para desenformar com facilidade, espere o bolo esfriar e depois balance a forma de um lado para o outro antes de virar. O bolo fofinho pode quebrar se for desenformado quente.




(Dez/2016) - Bolo de brigadeiro sem lactose


Rendimento: 16 porções.

Tempo de preparo: 1h30min.

Ingredientes: meia xícara (chá) de açúcar; cinco colheres (sopa) de creme vegetal; três gemas; uma xícara (chá) de Ades Original; duas colheres (sopa) de chocolate em pó; duas xícaras (chá) de farinha de trigo; uma colher (sopa) de fermento em pó; três claras em neve.

Recheio e cobertura: uma colher (sopa) de amido de milho; duas xícaras (chá) de Ades Original; uma xícara e meia (chá) de açúcar; duas colheres (sopa) de creme vegetal; meia xícara (chá) de chocolate em pó; quatro colheres (sopa) de confeitos granulados.


Modo de preparo:

1. Unte e enfarinhe uma forma redonda média (22 cm de diâmetro). Reserve;

2. Preaqueça o forno, em temperatura média (180° C);

3. Na tigela da batedeira, coloque o açúcar, o creme vegetal e as gemas, e bata até ficar homogêneo. Junte o Ades Original, aos poucos, intercalando com o chocolate e a farinha de trigo;

4. Retire da batedeira, acrescente o fermento e misture; adicione as claras, mexendo delicadamente de baixo para cima;

5. Coloque a massa na assadeira reservada e leve ao forno por 35 minutos, ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia limpo. Retire do forno e reserve, até esfriar.

Recheio e cobertura:

1. Em uma panela grande, dissolva o amido de milho no Ades Original. Junte o açúcar, o creme vegetal e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por 25 minutos, mexendo de vez em quando;

2. Peneire o chocolate e misture até ficar homogêneo. Cozinhe por mais dez minutos, mexendo sempre, até começar a soltar do fundo da panela. Retire do fogo.

Montagem:

1. Corte o bolo reservado ao meio, formando dois discos, e distribua meia xícara (chá) do brigadeiro em uma das metades. Coloque a outra metade do bolo sobre o recheio e cubra com o restante do brigadeiro;

2. Polvilhe o confeito granulado. Sirva em seguida.

#DicaDeChef : sempre conferir se o chocolate em pó é zero lactose ou se contém traços de leite.




(Jan-Fev/2017) - Bolo de limão zero lactose


Ingredientes: meia xícara de óleo; uma xícara de açúcar; três ovos; meia xícara de suco de limão; uma colher (de chá) de raspas de limão; uma xícara e meia de farinha de trigo; meia xícara de amido de milho; duas colheres (chá) de fermento em pó; farinha e óleo, para untar a forma.

Modo de preparo

1. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180°C).

2. Unte e enfarinhe uma forma de furo central média (20 cm de diâmetro). Reserve.

3. Bata no liquidificador o óleo, o açúcar, o suco do limão, as raspas e os ovos, até que tudo fique homogêneo e cremoso.

4. Peneire o trigo, o amido e o fermento, passe para uma tigela e adicione, aos poucos, a mistura, até obter uma massa cremosa e homogênea.

5. Coloque a massa em uma forma e leve ao forno por 35 minutos ou até que um palito saia limpo, depois de espetado na massa. Espere amornar e desenforme.




(Mai/2016) - Biscoito de castanha de caju e geleia


Ingredientes: uma xícara(s) de amido de milho; uma xícara(s) de farinha de trigo; uma xícara(s) de castanha de caju moída; meia xícara(s) de açúcar; duas unidade(s) de tabletes de margarina culinária (200g); uma colher(es) (das de chá) de raspas de limão; uma unidade(s) de gema; uma xícara(s) de geleia de amora; uma unidade(s) de clara, ligeiramente batida;

meia xícara(s) de castanha de caju moída.

Modo de preparo: preaqueça o forno em temperatura média (180°C). Unte uma assadeira retangular grande (40 X 28 cm). Reserve.

Em uma tigela média, misture o amido de milho, a farinha, a castanha de caju e o açúcar. Acrescente a margarina culinária e as raspas de limão e amasse delicadamente com a ponta dos dedos, até que a massa fique homogênea e desprenda das mãos.

Embale em filme plástico e leve à geladeira por 15 minutos.

Divida a massa em duas partes.

Enfarinhe uma superfície seca e abra cada parte da massa com o rolo (0,5 cm de espessura).

Corte uma parte da massa com cortador de biscoitos (4 cm de diâmetro) e a outra parte no formato de anel.

Coloque os biscoitos na assadeira reservada, pincele a clara e polvilhe a castanha de caju.

Leve ao forno por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar.

Coloque a geleia sobre o biscoito redondo e cubra com o biscoito no formato de anel.

Sirva em seguida.

Variação: se quiser, substitua a geleia de amora por framboesa, uva, damasco, ou outra de sua preferência.




(Abr/2016) - Brigadeiro de colher


Ingredientes: uma lata de leite condensado; duas colheres (sopa) bem cheias de chocolate em pó (pode usar achocolatado, mas o chocolate é bem melhor); uma colher (sopa) de manteiga extra, sem sal (também vem escrito “extra” na embalagem, além do “sem sal”); três colheres (sopa) de creme de leite (na verdade você é quem vai saber a quantidade).

Modo de preparo: misture os ingredientes em uma panela (menos o creme de leite). Se a manteiga estiver em temperatura ambiente, ótimo. Se estiver gelada, ela vai derretendo, conforme for esquentando.

Leve ao fogo baixo e comece a mexer pacientemente. Dê um telefonema para colocar o papo em dia com alguém enquanto isso. Vai demorar uns dez minutos, e você não pode parar de mexer. Foco no fundo e não se esqueça dos cantos.

Vai ficar tudo meio aguado, depois vai começar a ficar meio “espumoso” (quando ferver) e, logo em seguida, vai começar a encorpar.

Quando você sentir que a massa (é assim mesmo, chamamos “massa do brigadeiro“) está mais pesada para mexer, deve estar ficando pronta. Ela vai se soltar do fundo. Se você der uma virada de leve na panela, vai ver que a massa vai escorregar sem grudar (use este recurso se tiver usado mais de uma lata de leite condensado, porque fica mais difícil ver o fundo só usando uma espátula).

Pronto, desligue o fogo e acrescente o creme de leite.

Misture bem, até ficar tudo da mesma cor, bem homogêneo e deixe esfriar! Se bem que pode comer quente também; aí é com você!

Bom apetite!




(Mar/2016) - Pavê de coco com calda de frutas vermelhas


Serve seis pessoas – Tempo de Preparo: 2h20min

Ingredientes: três colheres (das de sopa) de açúcar demerara; uma xícara (chá) de frutas vermelhas (amora, framboesa e morango); quatro colheres (sopa) de Amido de Milho Maizena ®; duas xícaras (chá) de Ades Frapê de Coco; um vidro de leite de coco light; uma colher (sopa) de mel; uma xícara (chá) de biscoito de chocolate integral, triturado.

Modo de preparo: em uma panela pequena, coloque o açúcar, junto com as frutas vermelhas, e deixe cozinhar em fogo médio, mexendo ocasionalmente, por cinco minutos, ou até que as frutas fiquem bem cozidas. Retire do fogo e reserve.

Em outra panela, dissolva o amido de milho maizena no Ades Frapê de Coco. Junte o leite de coco e o mel, e cozinhe em fogo médio, mexendo por cinco minutos, ou até engrossar.

Distribua, no fundo de seis taças, o biscoito triturado, cubra com o creme de coco e leve à geladeira por duas horas, ou até o creme estar firme.

Disponha por cima a calda de frutas vermelhas reservada e sirva em seguida.

Bom apetite!




(Jan-Fev/2016) - Massa para pizza do gilvan


Receita simples de massa de pizza caseira, muito fácil, para você preparar e saborear no final de semana.

Ingredientes: duas xícaras, de chá, de farinha de trigo peneirada; uma xícara, de chá, de farinha de trigo para polvilhar; um envelope de fermento biológico; uma xícara, de chá, de água; um cubo de caldo de galinha, três colheres, de sopa, de azeite. Molho de tomate e órégano, e muçarela ralada, a gosto.

Modo de preparo: ferva a água (uma xícara de chá), dissolva o caldo de galinha na mesma e deixe amornar. Reserve.

Junte a farinha de trigo, o fermento, o azeite e o caldo de galinha dissolvido na água. Misture bem a massa, polvilhando mais farinha de trigo, aos poucos. Faça isso até a massa não grudar mais nas mãos.

Em um recipiente grande, coloque a massa e cubra-o com um pano de prato por aproximadamente 40 minutos.

Logo após, misture a massa mais um pouco e separe-a em três partes iguais.

Com a ajuda de um rolo, abra as três partes da massa.

Coloque-as em uma assadeira untada com azeite, passe molho de tomate por cima das massas e coloque mozarela ralada ou em pedaços, conforme a foto; leve-as ao forno alto, previamente aquecido, para gratinar.

Pronto!

Você, além da massa, acabou de preparar uma delíciosa pizza de muçarela.

Crie seu próprio recheio, e bom apetite!




(Dez/2015) - Rabanada de leite da duda salgado


Ingredientes: pão para rabanada; leite, para molhar os pães; ovos, para passar os pães; óleo, para fritar a rabanada; açúcar, para adoçar o leite e para polvilhar a rabanada; canela para polvilhar.

Modo de preparo: corte o pão em fatias diagonais, para que elas fiquem maiores. A espessura é de uns dois dedos. Não corte muito grosso, porque a rabanada ficará toda seca por dentro. Por outro lado, se estiver muito fina, vai ficar meio mole…

Em uma vasilha, coloque o leite e adoce bem. É gostoso bem docinho, mas não é para melar demais, ok?!

Em outra vasilha, vão os ovos. Pode colocar logo uns quatro (o ovo todo, com a clara e a gema. E não é para bater, só fure as gemas e misture bem).

Para fritar, use uma frigideira grande, se tiver. Caso não tenha, escolha a sua panela mais larga. Encha com óleo até uma altura que seja maior que a metade das fatias de pão, mas que não cubra a fatia toda.

Uma dica: se couberem quatro rabanadas na sua panela, faça todo o processo de quatro em quatro fatias. Se couberem três, faça de três em três… Vou explicar como se fossem quatro.

Ligue o fogo, para esquentar o óleo. Enquanto isso, coloque as fatias no leite, uma por uma.

Depois, vá virando cada uma, na ordem em que você colocou. Em seguida, na mesma ordem, vá tirando as fatias e passando para a vasilha com o ovo. Dê uma espremida de leve, para não ficar com muito leite, na hora de tirar.

Depois de colocar as quatro fatias no ovo, vire-as, também na ordem em que você as colocou. Ainda na mesma ordem, leve-as para a panela, para fritar. O óleo tem que estar quente para começar; depois, mantenha em fogo médio.

Para saber a hora de virar a rabanada na panela, veja se ela está bem dourada.

Frite dos dois lados e, quando tirar, coloque-as em uma travessa forrada com papel toalha, para escorrer o óleo. Repita o processo até acabarem os pães.

Depois de fritar tudo, polvilhe a mistura de açúcar e canela sobre a rabanada. Essa mistura é simples: em uma pequena vasilha, misture açúcar e canela, a seu gosto; só não deixe ficar muito branco!

Bom apetite!





sítio bistrô esperança
samy schuh motorcycles
natura_reka.jpg
ipiranga_160_160.jpg
sociedade educacional ramos pinto

© 2019 by Reka Moraes Art Design.

Gilvan Nascimento  Gourmet

Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Vargem Grande - RJ    jornal@tipocarioca.com.br   Tel: 55 (21) 2490-0328 / 99124-0185