Retornar à página inícial
Bairro
poesia
Espaço Aberto
Informativo AIB
Linha Direta
Palavras da Cúpula
Alberto Gonzalez - Ecologia Humana
Carol Amim - Beleza
Cleci Meneghel - Opinião

















Início  |  Expediente  |  Sitemap  |  Anuncie  |  Fale Conosco

Vicente Gustavo

Hortas caseiras 

Hoje em dia, é crescente o número de pessoas que se preocupam com o alimento que estão levando para dentro de suas casas. Será que é saudável? Tem veneno? São apenas algumas perguntas feitas na hora de consumir o que é comprado nos supermercados. A resposta para essas perguntas é: sim, a maioria dos alimentos produzidos nos dias de hoje levam agrotóxicos (ou, se preferirem, veneno) para produzir em maiores quantidades, visando somente o lucro, deixando de lado a saúde dos consumidores.

Esse assunto começou a chamar a atenção com a publicação de dois livros, no início dos anos 60 do século passado: Silent spring (ou Primavera silenciosa), de Rachel Carson (1962) e Pesticides and the living landscape, de Rudd (1964), onde se relatavam aspectos importantes no que diz respeito aos impactos dos agrotóxicos na saúde humana, animais domésticos e silvestres, contaminação dos solos e das águas e interferência nos ecossistemas e na própria agricultura. Outro livro que chamou a atenção nesses aspectos foi O futuro roubado, de Theo Colborn e colaboradores (1996), que, além desses aspectos relatados acima, ainda destaca os efeitos dos agrotóxicos à reprodução humana.

Apesar desses aspectos, a cada dia, mais pessoas estão aderindo ao cultivo de suas próprias verduras, frutas, ervas medicinais e aromáticas em suas casas e até em apartamentos. Esse cultivo não representa apenas contribuições atraentes para canteiros e vasos como também oferecem a produção de alimentos frescos, saborosos, nutritivos e saudáveis. Aqueles que não possuem espaços maiores podem lançar mão de recipientes diversos como vasos, jardineiras ou materiais alternativos (garrafas pet, bombonas etc.) em uma laje de cobertura ou terraço, por exemplo. E, o que é melhor, alimentos livres de venenos!

Um dos fatores principais que irão influenciar a sua pequena produção é a quantidade de luz solar que as plantas receberão por dia. As hortaliças, em sua maioria, têm ciclo de vida curto. Por isso, precisam de toda essa luz, para completar seu crescimento e ficar prontas para o consumo. Áreas sombreadas tendem a retardar o crescimento desses vegetais, influenciando diretamente a produtividade. Outros fatores importantes são: escolha da espécie a ser plantada, época adequada de plantio, espaçamento, tipo de substrato e muita água.

Além de ter mais essas espécies de plantas decorando seu ambiente, as pessoas descobrirão o prazer de cultivar suas próprias hortaliças, com a garantia da qualidade de produtos limpos e economicamente produtivos trazendo diversos benefícios para toda a sua família. Por isso, plante em casa e aproveite!!!

... ...




Lughar Imóveis - Recreio dos Bandeirantes - Barra da Tijuca - Vargem Grande - Vargem Pequena

Aulas Particulares de Inglês na Barra da Tijuca

Seu Anúncio Aqui

Clínica Rio Gastro

... ...


This Webpage Copyright © 2008 by Steve Redditt Web Marketing Solutions International